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Normas - Laboratórios de Informática

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POLÍTICA DE USO DE FUNCIONAMENTO

 

O Laboratório de Informática constitui uma importante infraestrutura e funciona como instrumento de apoio para as atividades pedagógicas a serem desenvolvidas.

O Laboratório de Informática do Colégio Sinodal Progresso oferece espaço e equipamentos de informática e multimídia para atividades de ensino e pesquisa, que visem especificamente:

  • Estimular e promover o conhecimento das tecnologias informatizadas aplicadas à comunicação e ao aprendizado em geral aos alunos dos cursos regulares;

  • Desenvolver projetos de pesquisa e extensão individuais ou coletivos;

  • Promover a interação das atividades desenvolvidas na instituição;

  • Dar o suporte possível às disciplinas dos cursos regulares do Colégio Sinodal Progresso.

 

A política de uso foi criada e tem por objetivos básicos melhorar o gerenciamento dos equipamentos e serviços do Laboratório de Informática, bem como impedir o mal uso destes recursos.

A política se baseia na idéia de que o acesso a estes recursos é um privilégio e não um direito.

 

Para a sua rentabilização impõe-se a observação de um conjunto de normas que a seguir se apresentam:

 

1 – Horário de Funcionamento

 

O horário de funcionamento é o seguinte:
Segunda a Quinta-feira: 07h30min às 12h00min

                                           13h30min às 17h30min

                                           19h00min às 22h00min*

   *Somente acompanhado pelo professor da disciplina.

                                      

 

Durante este horário a sala tem sempre a assistência de um técnico.
 

Os alunos podem utilizar a sala, desde que não esteja sendo usada para aulas regulares, devendo consultar o horário da mesma. Este horário poderá sofrer mudanças de acordo com a necessidade de alguma turma utilizar o laboratório para aula.

O docente tem o direito de não permitir a presença de alunos estranhos à aula, visando o bom andamento dos trabalhos ou se a sala estiver ocupada por alunos pertencentes à turma.

 

 

2 – Áreas de Trabalho

 

A área de trabalho representa a imagem dos computadores no momento em que são utilizados. É de inteira responsabilidade do usuário mantê-la limpa e organizada, de modo a não inserir mais atalhos do que os que já existem.

É proibido trocar o papel de parede.

 

3 – Regras de Utilização

I - É proibido a todo usuário copiar os softwares existentes no laboratório, bem como seus discos de instalação, exceto aqueles que são de Domínio Público, Shareware ou Demonstrativos (demo);

II - É proibida a utilização de softwares de jogos sem a autorização do professor ou responsável técnico;

III - É proibida a utilização do laboratório para efetuar trabalhos de natureza particular;

 

IV - É proibido alimentar-se no laboratório, bem como portar alimentos;

 

V - É proibido aos usuários acessarem fisicamente o computador do servidor;

 

VI - É proibido aos usuários modificar as instalações físicas do laboratório;

 

VII - É proibida a retirada de qualquer hardware ou software do laboratório sem autorização por escrito da coordenação.

 

VIII - Não é permitido utilizar qualquer destes recursos para fins ilegais ou criminais;

 

IX - Todos os usuários são responsáveis pelo uso correto dos equipamentos (hardware e software) e da rede;

 

X -Qualquer usuário que encontrar um possível problema de segurança deverá reportar isto ao responsável técnico;

 

XI - Os usuários são responsáveis por utilizar o mínimo de recursos possível, limitando-se a atividades acadêmicas e tendo em mente que os recursos são compartilhados entre vários usuários. Isto inclui que o usuário não deve tentar "derrubar" o servidor ou qualquer estação de trabalho.

 

XII - Os usuários devem identificar-se corretamente (com o seu nome real e não com apelidos ou somente o endereço eletrônico) em mensagens de correio eletrônico;

 

XIII -Não é permitido o uso da conta de e-mail para o envio de spam (e-mail não solicitado enviado a um grupo de pessoas, contendo em geral propaganda ou convites para participação de pirâmides). Mensagens inúteis de alerta (como os "vírus de e-mail") também serão punidas;

 

XIV - Não é permitido o uso dos recursos para o armazenamento e divulgação de informações ilegais (do tipo "como fabricar bombas caseiras" ou falsificar cartões de crédito). O mesmo se aplica o material de teor pornográfico;

 

XV - O usuário deve estar ciente que suas ações podem ser monitoradas caso haja suspeitas de mal-uso dos recursos;

 

XVI - Não é permitida a instalação, uso e divulgação de softwares ilegais, ou não licenciados, nas estações do laboratório.

 

XVII – É proibido o acesso a redes sociais, pornografia, jogos de qualquer espécie ou qualquer outro site que o monitor julgue inadequado.

 

XVIII – Não é permitido qualquer tipo de tentativa de “burlar” o sistema de restrição de sites e aplicativos do laboratório, seja por vírus, acesso a Proxy ou qualquer outro tipo de programa.

 

XIX – É proibido qualquer imagem, jogo ou vídeo em que haja violência física, verbal ou visual.

 

XX – Não é permitido aos professores marcar horário no laboratório de informática por muitas vezes consecutivas, a fim de evitar que isto inviabilize o trabalho de outros.

 

XXI – Os professores deverão reservar o laboratório para suas aulas com antecedência.

 

XXII – É proibida a permanência de qualquer turma sem o acompanhamento de um professor.

 

 

4 – Políticas de Privacidade - Monitoramento

I – Utilizando o laboratório você está ciente e concorda que o monitor estará vendo todo o conteúdo exibido na sua tela.

 

II – Um registro de sites visitados será armazenado no computador do servidor.

 

III – No caso de qualquer violação de qualquer regra da instituição, o monitor poderá tirar uma “foto” da tela do computador do aluno e envia-la por e-mail para a coordenação.

 

IV – Por padrão, os únicos programas permitidos no laboratório são:

 

- Word.

- Excel.

- Power Point.

- Paint.

- Editor de Imagens do Office.

- Internet Explorer.

- Adobe Acrobat Reader.

- Softwares de uso dos cursos Técnicos.

 

O monitor ou professor tem todo o direito de alterar as restrições se assim julgar necessário.

 

 

5 – Impressões

 

A impressão deverá ser feita na biblioteca, os arquivos deverão ser salvos em pastas compartilhadas para cada turma e enviadas por e-mail ou levadas por pendrive para impressão.

 

6 – Problemas

 

Todo e qualquer problema deve ser comunicado, de imediato, ao monitor, com vista à resolução do mesmo com a maior brevidade possível.

 

7 – Cumprimentos das Normas

 

O NÃO cumprimento destas normas pode levar à proibição da utilização da sala.

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